Maia sobre CPMF: “Não é criando novo imposto que vai resolver o problema”

Em meio à discussão da reforma tributária, o presidente da Câmara descartou novamente volta de imposto sobre transações.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a criticar proposta do governo federal de recriar “nova” Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). O parlamentar disse que criar outro imposto “não vai resolver o problema” do sistema tributário brasileiro.

“Não acho que criando novo imposto, que é cumulativo, que trava a economia, vai resolver o problema. É algo que eu estou defendendo há muito tempo. A gente precisa olhar o que temos de despesas, não é só orçamento”, afirmou Maia durante evento da LIDE.

Para tentar mitigar o impacto econômico da crise do coronavírus, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem defendido a desoneração da folha de pagamento para a criação de novos empregos. Mas, em troca, quer taxar transações digitais. O tributo não levaria o nome de “CPMF”, mas, na prática, seria equivalente ao antigo imposto.

 

 

Leia mais… »

Envolvidos em organização criminosa são mortos em confronto com a polícia

Dois suspeitos de envolvimento em ações criminosas na região de Presidente Dutra morreram em confronto com a polícia na última quinta-feira (30) no povoado Belém.

Segundo as informações da polícia, a dupla estava em uma caminhonete e, na abordagem, reagiu efetuando disparos de arma de fogo. Os suspeitos faziam parte do grupo criminoso que articulou roubos contra agências bancárias em Formosa da Serra Negra. Um revólver calibre 38 e uma pistola 380 foram apreendidas com eles.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa de um dos suspeitos mortos e em outra residência onde armas escondidas, no povoado Tabocal, em Tuntum. O armamento foi achado após a polícia usar tratores para escavar quintais de residências.

MA10

Fies encerra inscrições nesta sexta-feira

Interessados tem até as 23h59 de hoje para se inscreverem

Interessados em se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem até as 23h59 desta sexta-feira (31) para disputar uma das 30 mil vagas ofertadas no processo seletivo do segundo semestre de 2020. Até as 18h de ontem (30), o Ministério da Educação (MEC) registrou 74 mil 397 inscrições. Ainda segundo registros do sistema, tanto a velocidade de navegação quanto o volume de candidatos inscritos superam os dados registrados na edição do Fies do segundo semestre de 2019, quando, ao final do terceiro dia de inscrições, o registro era de 61.408 inscritos.

Resultado

O resultado do Fies será divulgado no dia 4 de agosto. O período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será do dia 4 até as 23h59 de 6 de agosto. Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies poderão disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera, a inclusão será automática. Nesse caso, o prazo de convocação será do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto.

Programa

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições de educação superior particulares. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.

 

Agência Brasil

Veja regras que escolas privadas terão de seguir na volta às aulas segunda

Escolas particulares do Maranhão mantiveram a decisão de retomar as aulas presenciais na próxima segunda-feira (03).

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Maranhão (SINEPE-MA) garante estar respaldado em Decreto que suspende aulas presenciais até o dia 2 de agosto.

Veja abaixo o protocolo sanitário que as escolas devem obedecer no retorno às aulas, segundo o SINEPE:

  • Criar um protocolo de segurança sanitária;
  • Orientação constante sobre o uso e manuseio das máscaras;
  • Proibição do uso coletivo de bebedouros;
  • Adoção de garrafas de água individuais;
  • Realizar a divisão das turmas em grupos;
  • Distribuir álcool em gel para os alunos e instalar reservatórios com o produto nas dependências;
  • Estabelecer horários diferenciados de entrada e saída;
  • Escalar dias para as aulas presenciais;
  • Distanciamento mínimo de 1,5m entre os estudantes.

RETORNO NA REDE ESTADUAL

Atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (SINPROESEMMA), o Governo do Estado resolveu adiar o retorno das aulas presenciais para os alunos do 3° ano do ensino médio, que estava marcado para o próximo dia 10 de agosto.

Além da insegurança dos professores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) respaldou a decisão do adiamento após consulta feita com alunos e seus responsáveis. A Comissão de Defesa da Educação, da seccional Maranhão na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) garante que a decisão, tomada de comum acordo, atende, principalmente, ao respeito pela vida.

A secretaria ainda não tem uma previsão de quando será o retorno, mas já anunciou que vai intensificar alternativas para garantir o ensino remoto e o acesso aos conteúdos por todos os alunos com a distribuição de chips.

 

MA10

Bolsonaro diz que precisa do Congresso para resolver problemas do país

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (30) que precisa do apoio do Congresso Nacional para resolver os problemas do Brasil.

“Já ouvi de parlamentares e prefeitos alguns problemas da região, esses problemas quem vai resolver não é o Jair Bolsonaro sozinho, vai ser ele e o Parlamento brasileiro”, disse, durante a entrega do Sistema de Abastecimento de Água, na cidade de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.

Bolsonaro disse que, ao chegar à Presidência, buscou parcerias dentro da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para levar adiante os seus projetos para o país.

“Começamos enfrentando uma pandemia, ninguém esperava isso, mas ela veio e nós fizemos todo o possível para que seus efeitos fossem minorados. Mas fizemos isso tendo ao nosso lado valorosos senadores e deputados”, disse, destacando a presença de parlamentares da bancada da Bahia na cerimônia desta quinta-feira.

O presidente elogiou o trabalho realizado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o seu empenho em retomar as obras paradas e atender o povo do Nordeste…

 

 

Leia mais… »