São Luís: Jovens de 18 a 24 anos que perderam a primeira dose serão imunizados neste sábado

A prefeitura de São Luís fez uma nova chamada para vacinação contra a covid-19. Dessa vez os jovens de 18 a 24 anos que perderam a primeira dose da vacina poderão tomar o imunizante neste sábado (31).

Funcionam, das 8h às 18h, o Centro Municipal de Vacinação UNDB (Ginásio), na Avenida do Vale, no Renascença; o Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Pavilhão de Eventos no Multicenter Sebrae, no Cohafuma; o drive-thru no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e os dois espaços montados no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o drive-thru e o Centro Municipal de Vacinação, e o drive-thru Ceuma Renascença.

Além dos dois espaços montados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – o drive-thru e o Centro Municipal de Vacinação que funciona no Centro de Convenções – e o Centro Municipal de Vacinação montado no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Distrito Industrial, localizado no KM 5 da BR-135, no bairro Tibiri. ……

 

Leia mais… »

Os seis primeiros meses de trabalho do vereador Antônio Tavares

O vereador Antônio Tavares nestes seis meses de trabalho encarou o desafio de legislar com garra e determinação em prol de uma Barra do Corda melhor para todos. Durante estes seis primeiros meses de mandato, dedicou-se à população, atendendo demandas de todas as regiões, conhecendo a realidade e necessidade de cada povoado e bairro de nossa cidade, Destaca-se, por exemplo, seu trabalho na luta por igualdade entre indígenas e não indígenas.

Foram protocolados vários pedidos nas Secretarias, com o objetivo de viabilizar melhorias, na educação, esporte e infraestrutura, sendo implantado pela secretaria de educação a primeira sala de recursos para atendimento educacional  especializada  em uma aldeia, a aldeia Mainumy foi a primeira.

O parlamentar juntamente com a secretária de assuntos indígenas cacique Libíana Pompeu foram a Brasília, onde fizeram a entrega do título de cidadão Barra-cordense concedido pela câmara municipal de Barra do Corda ao Presidente Jair Bolsonaro.

O parlamentar também conseguiu junto ao secretário de saúde indígena Robson Silva a reforma do polo base de atendimento  a saúde indígena em Barra do Corda, o qual estava em situação precária.

Outra conquista foi junto ao ministério das comunicações um provedor de internet para atender a comunidade indígena, segundo o parlamentar o provedor será instalado em uma torre doada pela antiga empresa telemar, o acesso a internet nas aldeias será um instrumento eficaz na preservação e disseminação da cultura indígena, frisou o vereado.

Em Brasília o vereador protocolou junto ao ministro  de infraestrutura Tarcísio Gomes o pedido de 40 Km de estrada empiçarrada que dá acesso a várias aldeias e assentamentos da região, entre as cidades de Barra do Corda e Fernando Falcão.

“Tenho trabalhado incansavelmente  para corresponder a população indígena e não indígena, as quais me confiaram  representa-los no poder legislativo”.

 

 

Mayra Aguiar conquista bronze no judô na Olimpíada de Tóquio

A gaúcha Mayra Aguiar conquistou feito inédito na manhã desta quinta-feira (29) após conquistar medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) do judô na Olimpíada Tóquio. A sexta medalha do Brasil veio com a vitória de Mayra contra a sul-coreana Hyunji Yoon, que foi imobilizada por 20 segundos no Nippon Budokan, templo das artes marciais na capital japonesa. A judoca se tornou a primeira mulher a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual. Ela já havia levado o bronze nos Jogos de Londres (2012) e na Rio 2016.

Mayra também se tornou hoje (29) a única judoca brasileira, no feminino e masculino, a subir no pódio em três edições dos Jogos Olímpicos. Esta foi a 24ª medalha conquistada pelo judô na história das Olimpíadas.

Quem levou a medalha de ouro na categoria até 78 kg foi a japonesa Shori Hamada, que derrotou a francesa Madeleine Malonga, que ficou com a prata. A outra medalha de bronze foi para a alemã Ana-Maria Wagner.

Rumo ao bronze

Na estreia, Mayra Aguiar venceu a israelense Inbar Lanir por ippon aos 40 segundos de combate. Em seguida, nas quartas de final, ela perdeu para a alemã Anna-Maria Wagner após sofrer um wazari. Na repescagem, a judoca de 29 anos (faz 30 em 3 de agosto) derrotou Aleksandra Babintseva, do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) em luta que foi definida com a adversária tomando três penalidades (Shido), enquanto Mayra levou apenas uma.

O primeiro judoca brasileiro a subir ao pódio em Tóquio foi Daniel Cargnin, de 23 anos, na categoria meio-leve (até 66kg). No último domingo (25) ele também faturou o bronze ao derrotar o israelense Baruch Shmailov.

 

Por Agência Brasil

IFMA oferta mais de 700 vagas em cursos de graduação

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está ofertando 740 vagas em 20 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021/2). O sistema utiliza a nota do Enem 2020 como critério de seleção. As inscrições ocorrem de 03 a 06 de agosto, no site do SISU. As vagas são para ingresso neste segundo semestre letivo. Nesta quarta-feira (28) o IFMA divulgou o edital com as informações sobre o processo de seleção do SISU.

ACESSE:

Edital IFMA/SISU   |    [Inscrições no site do SISU

No total, 11 campi do IFMA estão participando do seletivo: Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Coelho Neto, Imperatriz, São João dos Patos, São Luís Centro Histórico e São Luís – Monte Castelo. Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Os interessados já podem verificar as opções de graduação disponíveis para cada campus no site do SISU e no Edital e termo de adesão do IFMA ao sistema de seleção.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em ordem de preferência. Ao longo do período de inscrições, será possível alterar essas opções. O resultado deverá ser divulgado no dia 10 de agosto, com as matrículas ocorrendo no período de 11 a 16 de agosto. Os estudantes que não forem aprovados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.  Além desses 50%, o IFMA também reserva 18 vagas para candidatos com deficiência – independente de escola de origem ou renda familiar.

Cronograma

03 a 06 de agosto – Inscrições;

10 de agosto – Resultado da chamada regular;

10 a 16 de agosto – Prazo para participar da lista de espera;

11 a 16 de agosto – Matrícula da chamada regular;

A partir de 20 de agosto – Convocação dos Candidatos em lista de espera.

Dúvidas e solicitações de informações poderão ser encaminhadas ao e-mail sisu@ifma.edu.br 

PM suspeito de assassinar médico recém-formado durante festa é preso em Imperatriz

Adonias Sadda foi capturado na tarde desta terça-feira (27).

Na tarde dessa terça-feira (27), foi preso o soldado da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Adonias Sadda, suspeito de assassinar o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos, em Imperatriz, no Maranhão.

O crime aconteceu na madrugada de segunda (26). O soltado da PM estava foragido desde o dia do crime e foi preso em uma residência em Imperatriz. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela,

“Nós fizemos o que o sistema de segurança faz. As cidades próximas a Imperatriz foram monitoradas, e a própria Imperatriz também e, conseguimos realizar um trabalho integrado dos órgãos de segurança para a captura do soldado”, disse o secretário, em entrevista a rádio Mirante AM.

De acordo com Jefferson Portela, a polícia vai tentar apurar a motivação do crime e, se o soldado contou com ajuda para fugir do local do crime e se esconder. O secretário informou, ainda, que também serão investigadas as circunstâncias da realização da festa, que era considerada ilegal.

 

Leia mais… »