POLICIA CIVIL, 15 ª REGIONAL DE BARRA DO CORDA, E POLÍCIA MILITAR CUMPRIRAM MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA DE REPRESENTAÇÃO DA DELEGACIA ESPECIAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.

A Polícia Civil em cooperação com a Polícia Militar, cumpriram na data de hoje, 27/07/2023, mandado de prisão preventiva nos autos do processo n. 0803556-41.2023.8.10.0058, em desfavor do nacional A.M.F.S por praticar as formas de violências física, psicológica, moral e patrimonial em desfavor da ex-companheira V.S.S. Conforme relato da DPC Maria Augusta P. S. Dominici, na data de 11/07/2023, por volta das 17 h, o autor A.M.F.S. lesionou a ex-companheira V.S.S com 2 golpes de facão nas costas, bem como proferiu contra ela palavras ofensivas a sua honra. De imediato a polícia foi acionada, mas ele se evadiu do local. Ocorre que ele continuou a ameaçá-la de morte, e para resguardar a integridade física e psicológica da vítima a delegada Maria Augusta representou pela prisão preventiva. O agressor foi preso em Fernando Falcão e se encontra à disposição da justiça na UPR de Barra do Corda.

POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE HOMICÍDIO EM ITAIPAVA DO GRAJAU

A Polícia Civil do Maranhão, 15a Regional de Barra do Corda, com apoio da Polícia Militar, deu cumprimento a mandado de prisão por homicídio de João Silva Santana, que estava na zona rural da cidade de Itaipava do Grajaú. O mandado foi expedido pela 1a Vara Criminal de Imperatriz.
Após os procedimentos de praxe, o preso será encaminhado a Unidade prisional de Grajaú onde ficara a disposição da Justiça.

Motociclista tem pescoço lesionado por linha de cerol em Imperatriz

Um motociclista, que não teve sua identidade revelada, foi atingido na região do pescoço por uma linha de cerol, utilizada para empinar pipa, durante um trajeto que realizava de Imperatriz para Senador La Rocque.

O homem foi rapidamente encaminhado para um hospital, onde foi atendido e passou por uma cirurgia. O estado clínico de saúde da vítima já está estável.

A linha de cerol é feita com cola e vidro moído, por isso, soltar pipa em locais onde transitam veículos e pessoas pode ser um perigo. O caso do motociclista em Imperatriz já está sendo investigado pela polícia.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) adverte que o uso de linhas com fio de cobre ou cerol é perigoso e pode causar acidentes que levam à sérias hemorragias e até morte. Além de jamais utilizar estes materiais na brincadeira, o CBMMA alerta sobre outros cuidados necessários durante a brincadeira de soltar pipas:

  • Preste atenção a motocicletas e bicicletas, pois a linha, mesmo sem cerol, é perigosa para os condutores;
  • Não solte pipas perto de fios ou antenas para evitar choques elétricos;
  • Não solte pipas em dias de chuva ou relâmpagos;
  • Não retire pipas presas em fios de transmissão de eletricidade ou árvores, nem faça pipas com papel laminado, pois o risco de choque e acidente é ainda maior;
  • Procure locais abertos como, parques, praças ou campos de futebol;
  • Não solte pipa em lajes ou telhados, para evitar quedas;
  • Olhe bem onde pisa, especialmente quando andar para trás, para não cair;
  • Caso a linha quebre, não corra atrás da pipa sem observar se o caminho é seguro, como atravessar ruas e passar por buracos, para evitar acidentes.

Imparcial.com

MEC divulga resultado da lista de espera do Fies 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) a lista de espera dos candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. A pasta utiliza a relação para preencher as vagas eventualmente não ocupadas em instituições privadas de ensino superior.

O texto do edital que estabeleceu o cronograma e os procedimentos relativos ao processo seletivo, a eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá até o próximo dia 29 de agosto.

Os candidatos cujo nome consta na lista de espera deverão acessar a página do programa no endereço eletrônico, e complementar a inscrição para contratar o financiamento, no período de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da pré-seleção. Para isso, é preciso acessar a página do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por meio da qual os candidatos também deverão acompanhar o resultado do processo.

A inclusão do nome do candidato na lista de espera assegura apenas a expectativa dele ser pré-selecionado às vagas para as quais se inscreveu neste processo seletivo, estando a pré-seleção condicionada à disponibilidade de vaga no grupo de preferência e nos cursos de opção, bem como a observância das demais regras do programa.

Criado em 2001, por meio de lei específica, o Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas participantes do programa e que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para participar do programa, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A escala de financiamento varia conforme a renda familiar do candidato.