GUARDA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO

Na tarde de domingo dia 24 de Fevereiro por volta das 13:30
uma jovem foi atendida na UPA de BARRA do CORDA por agressão do próprio companheiro e ela avistou uma equipe da Guarda Municipal que se encontrava de plantão no local e pediu ajuda e de pronto foi atendida pelos GMs e os mesmos foram ao local da denúncia da no bairro tamarindo, ao chegar no local os GMs encontraram o indivíduo em um Bar e não esboçou reação diante da Guarnição e foi feito busca pelo sistema e o mesmo constava com mandato de busca expedido pela Dra Talita Castro, Juíza de direito da segunda vara comarca de BARRA do CORDA diante dos fatos o mesmo foi levado para delegacia para procedimentos convenientes ao caso

GCM PROTEGER & SERVIR

GUARDA MUNICIPAL RECUPERA UMA BIZ 125 PRETA ROUBADA NAS IMEDIAÇÕES DO HOSPITAL REGIONAL DE BARRA DO CORDA

Na Manhã de sexta feira 23 por volta das 09:30 uma equipe da Guarda Municipal recebe uma denúncia anônima através do telefone da instituição 984809314 que havia na região do bairro Abacaxi uma MOTOCICLETA abandonada no matagal e de pronto a equipe se deslocou para o local indicado e de fato se tratava de uma motocicleta BIZ preta que havia sido furtada uma noite anterior bem próximo ao hospital regional de BARRA DO CORDA a mesma foi levada a delegacia da cidade e entregue a sua proprietária que já aguardava no local.

GMBDC
PROTEGER & SERVIR

Presídios federais terão reconhecimento facial e muralhas

Medidas foram anunciadas pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na madrugada desta quarta-feira (14), o Ministério da Justiça e Segurança Pública irá modernizar o sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais e aperfeiçoar o controle de acesso, inclusive com reconhecimento facial de todos que ingressam nas unidades prisionais. As medidas foram anunciadas pelo ministro Ricardo Lewandowski nesta quinta-feira (15).  

Também serão ampliados os sistemas de alarmes e sensores de presença nas unidades prisionais federais. O governo pretende ainda viabilizar, por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), a construção de muralhas em todos os presídios federais, a exemplo do que foi feito no presídio do Distrito Federal.

Outra medida anunciada pelo ministro é a requisição para a nomeação de 80 policiais penais federais, aprovados em concurso público, para reforçar o sistema prisional federal. Parte do contingente será deslocado para Mossoró.

Apuração da fuga

Para apurar as causas da fuga estão sendo realizados dois tipos de investigação: uma de caráter administrativo, para apurar responsabilidades disciplinares, e um inquérito policial que foi aberto no âmbito na Polícia Federal, para apurar eventual responsabilidade de natureza criminal e a participação de pessoas que possam ter facilitado a fuga dos dois detentos.

“Estamos atentos, operantes, e todos os esforços estão sendo desenvolvidos para a recaptura e na apuração de responsabilidade, tanto no âmbito administrativo quanto criminal”, disse Lewandowski.

Trezentos policiais atuam desde quarta-feira (14) na busca pelos fugitivos. Além disso, três helicópteros (um da Polícia Federal, um da Polícia Rodoviária Federal e um do governo do Rio Grande do Norte) e drones também estão sendo usados para auxiliar na procura.

De acordo com o ministro, os dois presos utilizaram ferramentas encontradas dentro do presídio para escapar. A unidade estava passando por uma reforma interna e os equipamentos não foram guardados adequadamente, facilitando o acesso dos detentos.

“Eles usaram um alicate que certamente estava jogado no canteiro de obras, quando deveria estar trancado, como ocorre em outras reformas de presídios”, explicou.

Há, no Brasil, cinco penitenciárias federais em funcionamento. Classificadas como presídios de segurança máxima, cada unidade conta com sistema de vigilância avançado com captação de som ambiente e monitoramento de vídeo – material de vigilância que a secretaria afirma ser replicado, em tempo real, para a sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília.

Medidas já tomadas

Ainda ontem, o ministro determinou o afastamento da direção da Penitenciária Federal em Mossoró. Hoje (15), mais cedo, o ex-diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) Carlos Luis Vieira Pires foi nomeado interventor da unidade prisional potiguar.

A Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), entidade que congrega as policiais federais e estaduais que combatem o crime organizado, foram acionadas.

Os dois fugitivos foram incluídos no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol e no sistema de proteção de fronteiras.

 

Agência Brasil – Brasília

BALANÇO DAS AÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL DURANTE CARNAVAL 2024 EM BARRA DO CORDA


5 CONDUZIDOS A 15° DELEGACIA
2 MOTOCICLETAS CONDUZIDAS A CIRETRAN POR MANOBRAS PERIGOSAS
5 ARMAS BRANCAS
146 ABORDAGENS A SUSPEITOS
6 QUANTIDADES DE ENTORPECENTES DENTRE ELES:
LANÇA PERFUME
SUBSTÂNCIA ESVERDEADA ANÁLOGO A MACONHA
SUBSTÂNCIAS BRANCA SEMELHANTE A CRACK
CIGARROS ELETRÔNICOS
2 IPHONES RECUPERADOS
1 SIMULACRO APREENDIDO ( Arma de brinquedo)
35 DENÚNCIAS DE PERTURBAÇÃO ATENDIDAS
5 DENUNCIAS DE ROUBO/ FURTO ATENDIDAS
8 DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATENDIDAS
1 MOTOCICLETA RECUPERADA
18 BLOQUEIOS OSTENSIVOS E EDUCATIVOS ( BLITZ)
5 APOIOS A SAMU
1 APOIO A ACIDENTE COM VITIMAS FATAIS
VÁRIAS OPERAÇÕES E AÇÕES CONJUNTAS COM A PRF, POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL, BOMBEIROS E 13° CIRETRAN.

O Blog Parabenizar  a Guarda Municipal pelo ótimo trabalho realizado na segurança pública em Barra do Corda.

GUARDA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA REALIZA OPERAÇÃO CARNAVAL SEGURO

A Guarda municipal de Barra do corda tem realizado um ótimo trabalho reforçando as ações de segurança durante o Carnaval na Região Central e demais bairros da cidade, como também no setor de chácaras onde estão sendo realizado retiros de varias igrejas.

O objetivo da Operação Carnaval Seguro é garantir a segurança dos foliões com o trabalho de patrulhamento preventivo dando tranquilidade à comunidade e aos foliões neste momento festivo.