Policiais Militares da Força Tática resgatam criança trancada dentro de veículo em Barra do Corda

Na tarde de ontem dia 28, no bairro Trizidela, uma mãe angustiada procurou a guarnição da Força Tática do 5º BPM. relatando que seu filho, um bebê de apenas nove meses, estava trancado dentro do carro e ela não conseguia abri-lo. O desespero da mãe era palpável, mas a equipe de policiais, composta pelo 2º Sargento Borges, 3º Sargento Fernando e Cabo Araújo, agiu imediatamente para resolver a situação.
Com destreza e eficiência, os policiais conseguiram abrir o veículo e resgatar o pequeno Filipe. Apesar do susto, a criança estava bem e não sofreu nenhum dano físico.

A intervenção rápida e eficaz dos policiais evitou uma tragédia e trouxe alívio para a mãe aflita.
A mãe de Filipe expressou sua profunda gratidão à equipe de resgate. A resposta imediata e a ação decisiva dos policiais da Força Tática do 5° BPM, garantiu que uma história que poderia ter sido trágica tivesse um final feliz.

 

O blog parabeniza aos bravos policiais militares da Força Tática pela ação rápida. 

Vereador Frank do cartório apresenta indicação pedindo recuperação na galeria da rua Deodoro Arruda no bairro Júa

O vereador Frank do cartório (novo),  apresentou a indicação de número 617/2024 na qual sugere ao executivo municipal a recuperação da galeria da rua Deodoro Arruda no bairro Juá com urbanização, segundo parlamentar sua indicação é um pedido dos moradores, pois a falta de manutenção dessa galeria de águas fluviais tem causado transtornos e perigo, devido as fortes chuvas  causou assoreamento, não tendo para onde escoar a água, como também a  iluminação do canteiro central proporcionando um ambiente mais seguro aos moradores da rua e das demais que diariamente utilizam.

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Proposta busca evitar aumento de preços após reforma tributária.

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de educação e de saúde terão o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) reduzido em 60%. Atividades com cadeia produtiva curta, como serviços culturais, audiovisuais, jornalísticos e de eventos, também terão imposto reduzido na mesma intensidade, para não serem punidos com um aumento excessivo da carga tributária com o fim da cumulatividade (cobrança em cascata).

As reduções constam do projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo, enviado ao Congresso na última quarta-feira (24). Embora a emenda constitucional promulgada no fim do ano passado estabelecesse os serviços gerais que teriam alíquota reduzida, a proposta do governo detalhou as atividades.

Durante as discussões da reforma tributária, o governo e o Congresso concordaram que, por prestarem diretamente serviços aos consumidores e serem intensivos em mão de obra, o setor seria punido com a cobrança da alíquota cheia, que ficará em média em 26,5%. Isso resultaria em repasse elevado de preços aos consumidores.

Um dos pilares da reforma tributária é o fim da cumulatividade, por meio da qual a empresa terá o abatimento dos tributos pagos sobre os insumos, o que evita a tributação múltipla de um mesmo bem ao longo da cadeia produtiva. Esse sistema, criado na França na década de 1960 e parcialmente em vigor no Brasil desde o fim da mesma década, beneficia a indústria, com cadeia produtiva longa, mas prejudica os serviços, com cadeia produtiva curta.

 

Leia mais… »

Vereador Frank do cartório pede construção de praça pública com playground e academia ao ar livre no Bairro Araticum

O vereador Frank do cartório (novo), apresentou na última sessão da câmara de municipal de Barra do Corda, a indicação sugerindo ao poder executivo municipal a construção de uma praça com  playground e academia ao ar livre no Bairro Araticum, o pedido do parlamentar visa atender o pedido dos moradores do bairro que anseiam por um espaço para laser das crianças e trazer um entretenimento entre as famílias do bairro, ” certo que o pedido dos moradores será atendido de já agradeço em nome da comunidade do bairro Araticum.”

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado.

Depois que engravidou, em 2018, a empregada doméstica piauiense Clemilda Alves chegou a temer o futuro. Ela trabalhava em uma residência na região administrativa do Guará, no Distrito Federal, e ficou trabalhando nos nove meses de gestação.

Ao voltar da licença maternidade, resolveu se dedicar à filha. Mas como mãe solo, precisava voltar a trabalhar o quanto antes. Durante a pandemia, trabalhou como diarista. Hoje, aos 47 anos, ela trabalha em outra residência com carteira assinada e os direitos garantidos. Mas a história dela é uma raridade. “Converso com muitas colegas que não tiveram a mesma sorte. Eu gosto muito do meu trabalho”, disse.

De acordo com o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino, esse tipo de emprego foi, de fato, o “mais afetado” pela pandemia da covid-19. “Hoje, o número de trabalhadores informais, de empregados domésticos informais, aumentou. Até 2019, a formalidade do emprego doméstico estava em 27,5%. Hoje, está em 23,5%”, lamentou. Neste sábado (27), é Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, uma data que deveria motivar mais reflexões e luta, conforme avalia a entidade.

 

Leia mais… »