Presidente planeja entregar pedido contra ministros do STF mesmo sabendo que eles devem ser engavetados no Senado.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve entregar o pedido de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes mesmo sabendo que ele deve ser engavetado no Senado. O objetivo seria apenas mobilizar ainda mais a sua base bolsonarista. Esta é a avaliação dos comentaristas de política da CNN Caio Junqueira e Thais Arbex.
Bolsonaro pretende entregar pessoalmente para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o pedido do impeachment dos ministros do STF. O senador pretende receber o presidente, mas deve engavetar o pedido.
O anúncio por parte de Bolsonaro gerou mais uma crise institucional entre poderes. Nesta segunda, uma carta assinada por diversos governadores manifestou apoio público ao STF.
Na visão de Junqueira, Bolsonaro achou no confronto com o Supremo uma nova forma para mobilizar a sua base eleitoral, dispersa após os eventos da CPI da Pandemia.
O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, é um dos alvos principais do presidente por causa da defesa às urnas eletrônicas. Essa ação também serviria para contestar uma suposta eleição do ex-presidente Lula, hoje líder nas pesquisas eleitorais, na visão do analista.
Para Arbex, Bolsonaro já calculou que os pedidos de impeachment serão engavetados, mas o ato serve para mobilizar a sua base mais radical. Uma vez que este pedido não avançar, ele poderá argumentar que tentou, mas tanto o Judiciário quanto o Legislativo estariam contra ele.
CNN Brasil